quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Vegetação da região sul

Existem duas formações vegetais que se destacam na Região Sul: a Mata de Araucária, localizada nas áreas mais elevadas da região, onde predominam formações de grande porte, com destaque para o Pinheiro-do-Paraná; e a formação de Campos, localizada no sul do Rio Grande do Sul, com vegetação rasteira que se desenvolve em relevo levemente ondulado, essa vegetação serve como pasto natural para os bovinos.

Relevo da Região Sul

As áreas mais elevadas da região encontra-se na porção norte da região nos estados de Paraná e em Santa Catarina, onde são encontradas algumas serras, favorecendo a ocorrência das chuvas orográficas.
As áreas mais baixas são encontradas no litoral e nas porções central e sul. São nas áreas mais baixas do sul do Rio Grande do Sul que podemos encontrar os campos

Região Sul

Das regiões do Brasil, é a que apresenta menor área territorial e a que possui a segunda menor densidade demográfica. É composta por três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A partir da segunda metade do século XIX, a região recebeu fluxos de imigrantes, que contribuíriam para o povoamento e desenvolvimento da região.

Características da desconcentração industrial


  • Insenção de impostos
  • Mão-de-obra e matéria prima barata
  • Grande mercado comsumidor
  • Doações de terrenos

Desconcentração industrial

Com o passar do tempo a Região Sudeste deixou de ser atrativa para as empresas atuarem, isso porque a mão-de-obra era mais cara, impostos e aluguéis mais elevados e uma grande fiscalização.

Características da concentração industrial

  • Foi desenvolvida graças ao capital acumulado com a atividade cafeeira
  • Grande infaestrutura existente, como ferrovias e portos para escoar a produção
  • Disponibilidade de mão-de-obra para a atividade industrial (imigrantes) 

Concentração industrial

A região Sudeste concentrou a maior parte das industrias do país, pois, nessa região havia condições propicias ao desenvolvimento da atividade

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Regiões Metropolitanas do Sudeste

A Região Sudeste possui importantes áreas metropolitanas, e duas dessas metrópoles formam a única megalópole do país (São Paulo e Rio de Janeiro)
Metrópole: Principal cidade da Região ou área metropolitana, onde exerce influência sobre as demais cidades do entorno.
Região Metropolitana: Área representada pela metrópole e demais cidades que encontram-se no seu entorno.
Conurbação: É o crescimento de uma cidade até praticamente se encontrar com a outra.
Megalópole: É a união de duas ou mais regiões metropolitanas

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Agricultura

Nas terras da região Sudeste cultiva-se vários produtos, com destaque para: cana-de-açúcar, laranja, café, amendoim, arroz, soja, milho, etc. 
Nessa Região, localiza-se os três maiores produtores de café do Brasil: Minas Gerais, Espírito Santo e      São Paulo. Essa produção é destinada para abastecer o mercado interno e o mercado externo.
A cultura da laranja é realizada principalmente no estado de São Paulo, onde existem várias indústrias para a produção de suco, o que determina que o Brasil seja o maior exportador mundial desse produto.
O Sudeste é o maior produtor nacional de cana-de-açúcar, com destaque para o estado de São Paulo, essa produção é destinada à produção de açúcar e etanol. 

Economia do Sudeste

A participação do Sudeste no PIB do país é de aproximadamente 56%. Além de ser a região mais industrial do país, possui um setor de serviços bastante diversificado. O Sudeste também possui atividades agropecuárias e agroindústriais modernas, em grandes extensões de terras.

Região Sudeste: População

A Região Sudeste é a mais populosa e a mais povoada do país. O estado de São Paulo destaca-se como o mais populoso, concentrando 21% da população do país.
A taxa de urbanização dessa região é alta (93%), e nessa região localiza-se três importantes metrópoles: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Os indicadores sociais do Sudeste são semelhantes aos da Região Sul, apresentando baixa mortalidade infantil e analfabetismo e boa infraestrutura urbana.
Porém, a Região Sudeste não é um paraíso, pois, apresenta altos índices de violência, além de conviver com altas taxas de desemprego, favelas e pobresa, sobretudo, nas áreas urbanas.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Consequências da expansão cafeeira

 * Construção de ferrovias para escoar a produção, integrando cidades;
 * O interno crescimento das cidades, acelerando a urbanização;
 * Aumento populacional com migrações internas e externas, principalmente de italianos;
 * O aumento do número de casas comerciais e financeiras na cidade de São Paulo.

Cafeicultura e organização do espaço

 As principais plantações de café foram cultivadas no Rio de Janeiro, depois, a cafeicultura expandiu para São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Porém, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a atividade prosperou, exportando o produto para vários países europeus e para os EUA. Nesse período, eram utilizados escravos como mão de obra, e a estrutura fundiária era baseada no latifúndio monocultura.



Ocupação do Sudeste

 A decadência econômica do açúcar no Nordeste e a descoberta de ouro e pedras preciosas em áreas do atual estado de Minas Gerais, deu origem ao ciclo do ouro. Nesse período, as pessoas foram atraídas pela atividade mineradora, o que procurou um grande aumento da população do Sudeste.
 Com o desenvolvimento da mineração, no decorrer do século XVII, muitas cidades e vias foram fundadas, como Mariana, Tiradentes e Ouro Preto.
 Com a exploração do ouro, o centro político e econômico do país foi transferido de Salvador para o Rio de Janeiro. 
  Na segunda metade do século XVII, a produção aurífera já estava em decadência e boa parte da população mineira migrou para os atuais estados de São Paulo e Rio de Janeiro em busca de terras férteis para a agricultura. Nessa época, o cultivo do café começou a despontar na região.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Hidrografia da Região Sudeste

Devido à suas características de relevo, predominam na região os rios de planalto, naturalmente encachoeirados. Entre as várias bacias hidrográficas, merecem destaque:


  • Bacia do Paraná — O rio principal é formado pela junção dos rios Paranaíba e Grande. Nessa bacia se localizam algumas das maiores hidrelétricas do país, tanto no rio Paraná (Urubupungá e Itaipu) como nos rios Paranaíba (Cachoeira Dourada e São Simão) e Grande (Furnas e Volta Grande).
  • Bacia do Rio São Francisco — O principal rio nasce em Minas Gerais, na serra da canastra, atravessa a Bahia e alcança Pernambuco, Alagoas e Sergipe, no nordeste. Recebendo alguns grandes afluentes e outros menores, que chegam inclusive secar .No seu alto curso, que vai da nascente a Pirapora (Minas Gerais), o São Francisco é acidentado e não-navegável, oferecendo, por outro lado, alto potencial hidrelétrico. A Usina Hidrelétrica de Três Marias foi aí construída a fim de regularizar o curso do rio, fornecer energia elétrica e ampliar seu trecho navegavel, através de comportas que fazem subir o nível das águas. Já no médio curso, que estende de Pirapora e Juazeiro (estado da Bahia), o rio é inteiramente navegável. O baixo curso do São Francisco localiza-se inteiramente na região Nordeste.
  • Bacias do Leste — São um conjunto de bacias secundárias de diversos rios que descem das serras litorâneas para o Atlântico, merecendo destaque as bacias dos rios Pardo, Rio Doce e Jequitinhonha, em Minas Gerais, e Paraíba do Sul, em São Paulo e Rio de Janeiro.
  • Bacias do Sudeste-Sul — A região Sudeste é drenada também por estas bacias, destacando-se a do rio Ribeira do Iguape, no estado de São Paulo.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Vegetação do Sudeste

* Mata Atlântica: vegetação bastante devastada pela ação humana, encontra-se em todos os estados do Sudeste. As principais características estão relacionadas a grande biodiversidade da fauna e da flora.

* Cerrado: encontrada em partes dos estados de Minas Gerais e São Paulo, localiza-se em uma área dominada pelo clima Tropical, onde as chuvas são concentradas no verão e as formações apresentam árvores com cascas grosas,troncos retorcidos e raízes profundas. Essa vegetação vem sendo devastada por conta da expansão da fronteira agrícola.

 * Caatinga: encontrada no Norte do estado de Minas Gerais, em áreas dominadas pelo clima semiárido. Essa vegetação é adaptada a longos períodos de estiagem e apresenta muitos espinhos aos invés de flores e folhas.

* Vegetação Litorânea: encontrada em áreas litorânea do Sudeste e pode ser dividida em restingas e manguezais, esse último, localizada no encontro dos rios com oceano

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Clima da região Suldeste

    Clima da Região Sudeste  Devido a extensão territorial e as diferentes altitudes,a Região Sudeste possui diferentes climas,como.                                 

*TROPICAL-Encontrado em partes dos estados de Minas Gerais e São Paulo.     

*TOPICAL DE ALTITUDES- Encontrado também em áreas dos estados de Minas Gerais e São Paulo,porém,em áreas de altitudes mais elevadas,o que favorece a ocorrência de temperaturas mais baixas. 

*TROPICAL LITORÂNEO ÚMIDO- Encontrado nas áreas litorânea dos estados de Rio de Janeiro e Espirito Santo. Devido a proximidade com o oceano, possui influência da maritimidade,o que determina a existência de chuvas o ano inteiro.         

*SUBTROPICAL-Encontrado na porção sul do estado de São Paulo,possui temperaturas elevadas no verão e baixos no inverno,ou seja,apresentar maior amplitude térmica.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Relevo do Sudeste

  Compreende a maior parte do domínio morfoclimático denominado Mares de Morro,onde há um predomínio de áreas mais elevadas, como serras e chapadas, com destaque para as Serras do Mar, da Mantiqueira e do Espinhaço.
  Outra forma de relevo encontrada no Sudeste, principalmente nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo são os pães de açúcar, formações com topos arredondados e encosta íngreme.

Região Sudeste


   A região Sudeste é composta por quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.  É a região mais populosa e a mais povoada do país. Segundo dados do IBGE, a população do sudeste, em 2010, era superior a 80 milhões de habitantes, o que apresentava mais de 40% da população do país.  É também no Sudeste que estão as duas maiores cidades do Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro. Além de possuir o maior parque industrial da América Latina.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Meio-Norte

 É uma região de transição entre Sertão e a Floresta Amazônica.Nas áreas mais a oeste localiza-se a Floresta Amazônica bastante devastado, ao sul localiza-se o Cerrado,ao leste localiza-se a Caatinga e na porção centro-oeste a Mata dos Cocais.
 Essa sub-região localiza-se em todo o Maranhão e em parte do Piauí e apresenta altitude relativamente baixa,apenas a porção sul apresenta áreas mais elevadas.
 A sub-região possui clima tropical com verões chuvosos e invernos secos.Porém,na porção oeste é possível encontrar i clima Equatorial.
 Até a década de 1960, a sub-região teve sua economia vinculada com a criação de gado, plantio de algodão e extração do babaçu e da carnaúba, importante produtos vegetais encontrados na região.
 Atualmente, a região tem recebido grandes investimentos e modernização de técnicos agrícolas, o que tem favorecido o desenvolvimento da área rural da região.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Rio São Francisco

  É o maior rio da sub-região Sertão. Sua nascente é na Serra da Canastra (MG) e devido a quantidade de água que recebe na Região Sudeste, é um rio perene em todo o seu curso.

Sertão

 É a sub-região mais extensa do Nordeste. Está localizada entre Agreste e o Meio-Norte.
 Predomina no sertão o clima semiárido, com temperaturas elevadas durante todo o ano e baixa pluviosidade. Algumas áreas apresentam um longo período de estiagem, podendo chegar a 11 messes. Porém, nem todo o sertão apresenta áreas com tão baixas pluviosidades, existem áreas mais úmidas como os brejos.
 A vegetação do Sertão é a caatinga, que em Tupi-guarani significa ''Mata branca''.
 Essa vegetação foi bastante modificada pela ação humana, que iniciou no século XX com a criação de gado e, atualmente, algumas áreas são grandes produtores de frutas para a exportação.
 O relevo apresenta diferentes altitudes como chapadas e depressões, sendo a mais importante a Depressão Sertaneja e a São Francisco.

             

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O ''Algodão Colorido''

É um produto diferente para a região norte.Ele foi desenvolvido por laboratório em Campina-PB. Diferente do algodão branco, ele vem de uma semente modificada que ao ser plantada,origina a fibra com variações naturais de cores verdes ou marrom.
A principal vantagem do algodão colorido é o menos impacto ambiental. Hoje em dia ele é cultivado por pequenos produtores dos estados nordestinos, principalmente no Agreste do Rio Grande do Norte e em Paraíba. 

Agreste

  É uma sub-região que se estende desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. É considerada como área de transição,pois não é tão úmida como a Zona da Mata e nem tão seca como o sertão.
  A vegetação do Agreste apresenta diferentes paisagens, nas áreas mais úmidas encontramos a Mata Tropical e nas áreas mais secas da Caatinga.
  A forma de relevo que caracteriza o Agreste é o Pantanal da Borborema(Norte), que impede que as massas de ar com umidade do oceanos cheguem ao continente, provocado chuvas orográficas na porção leste do território.
  Os primeiros povoadores do Agreste foram os criadores de gado vindos da Zona da Mata que também desenvolveram a agricultura na região.
  O Agreste se caracteriza por apresentar pequenas e médias propriedades co cultivo de diferentes produtos(policultura), com destaque para a produção do algodão.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Zona da Mata: aspectos gerais da economia

 Na Zona da Mata podemos identificar três regiões que se individualizam segundo a sua produção:

 *Zona da Mata Açucareira: estende-se do Rio Grande do Norte até a cidade de Salvador, na Bahia.O seu espaço é ocupados por grandes latífundios manocultores de cana de açúcar e por usinas produtoras de açúcar e álcool.
 
 


 * Zona da Mata Cacaueira: localiza-se na região sul da Bahia, com destaque para os municípios de Itabuna e Ilhéus. Nessa área, a economia gera em torno do comércio e exportação do cacau. Atualmente, a produção encontra-se em recuperação por conta de uma praga denominada ''vassoura de bruxa'' que destruiu grandes plantações na região.


 *Recôncavo Baiano: compreende vários municípios no entorno de Salvador.Essa região apresenta um grande destaque na produção industrial, com destaque para o Poló Petroquimico Camaçari que proporcionou o desenvolvimento da região.