quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Vegetação da região sul

Existem duas formações vegetais que se destacam na Região Sul: a Mata de Araucária, localizada nas áreas mais elevadas da região, onde predominam formações de grande porte, com destaque para o Pinheiro-do-Paraná; e a formação de Campos, localizada no sul do Rio Grande do Sul, com vegetação rasteira que se desenvolve em relevo levemente ondulado, essa vegetação serve como pasto natural para os bovinos.

Relevo da Região Sul

As áreas mais elevadas da região encontra-se na porção norte da região nos estados de Paraná e em Santa Catarina, onde são encontradas algumas serras, favorecendo a ocorrência das chuvas orográficas.
As áreas mais baixas são encontradas no litoral e nas porções central e sul. São nas áreas mais baixas do sul do Rio Grande do Sul que podemos encontrar os campos

Região Sul

Das regiões do Brasil, é a que apresenta menor área territorial e a que possui a segunda menor densidade demográfica. É composta por três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A partir da segunda metade do século XIX, a região recebeu fluxos de imigrantes, que contribuíriam para o povoamento e desenvolvimento da região.

Características da desconcentração industrial


  • Insenção de impostos
  • Mão-de-obra e matéria prima barata
  • Grande mercado comsumidor
  • Doações de terrenos

Desconcentração industrial

Com o passar do tempo a Região Sudeste deixou de ser atrativa para as empresas atuarem, isso porque a mão-de-obra era mais cara, impostos e aluguéis mais elevados e uma grande fiscalização.

Características da concentração industrial

  • Foi desenvolvida graças ao capital acumulado com a atividade cafeeira
  • Grande infaestrutura existente, como ferrovias e portos para escoar a produção
  • Disponibilidade de mão-de-obra para a atividade industrial (imigrantes) 

Concentração industrial

A região Sudeste concentrou a maior parte das industrias do país, pois, nessa região havia condições propicias ao desenvolvimento da atividade

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Regiões Metropolitanas do Sudeste

A Região Sudeste possui importantes áreas metropolitanas, e duas dessas metrópoles formam a única megalópole do país (São Paulo e Rio de Janeiro)
Metrópole: Principal cidade da Região ou área metropolitana, onde exerce influência sobre as demais cidades do entorno.
Região Metropolitana: Área representada pela metrópole e demais cidades que encontram-se no seu entorno.
Conurbação: É o crescimento de uma cidade até praticamente se encontrar com a outra.
Megalópole: É a união de duas ou mais regiões metropolitanas

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Agricultura

Nas terras da região Sudeste cultiva-se vários produtos, com destaque para: cana-de-açúcar, laranja, café, amendoim, arroz, soja, milho, etc. 
Nessa Região, localiza-se os três maiores produtores de café do Brasil: Minas Gerais, Espírito Santo e      São Paulo. Essa produção é destinada para abastecer o mercado interno e o mercado externo.
A cultura da laranja é realizada principalmente no estado de São Paulo, onde existem várias indústrias para a produção de suco, o que determina que o Brasil seja o maior exportador mundial desse produto.
O Sudeste é o maior produtor nacional de cana-de-açúcar, com destaque para o estado de São Paulo, essa produção é destinada à produção de açúcar e etanol. 

Economia do Sudeste

A participação do Sudeste no PIB do país é de aproximadamente 56%. Além de ser a região mais industrial do país, possui um setor de serviços bastante diversificado. O Sudeste também possui atividades agropecuárias e agroindústriais modernas, em grandes extensões de terras.

Região Sudeste: População

A Região Sudeste é a mais populosa e a mais povoada do país. O estado de São Paulo destaca-se como o mais populoso, concentrando 21% da população do país.
A taxa de urbanização dessa região é alta (93%), e nessa região localiza-se três importantes metrópoles: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Os indicadores sociais do Sudeste são semelhantes aos da Região Sul, apresentando baixa mortalidade infantil e analfabetismo e boa infraestrutura urbana.
Porém, a Região Sudeste não é um paraíso, pois, apresenta altos índices de violência, além de conviver com altas taxas de desemprego, favelas e pobresa, sobretudo, nas áreas urbanas.