sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Relevo do Sudeste

  Compreende a maior parte do domínio morfoclimático denominado Mares de Morro,onde há um predomínio de áreas mais elevadas, como serras e chapadas, com destaque para as Serras do Mar, da Mantiqueira e do Espinhaço.
  Outra forma de relevo encontrada no Sudeste, principalmente nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo são os pães de açúcar, formações com topos arredondados e encosta íngreme.

Região Sudeste


   A região Sudeste é composta por quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.  É a região mais populosa e a mais povoada do país. Segundo dados do IBGE, a população do sudeste, em 2010, era superior a 80 milhões de habitantes, o que apresentava mais de 40% da população do país.  É também no Sudeste que estão as duas maiores cidades do Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro. Além de possuir o maior parque industrial da América Latina.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Meio-Norte

 É uma região de transição entre Sertão e a Floresta Amazônica.Nas áreas mais a oeste localiza-se a Floresta Amazônica bastante devastado, ao sul localiza-se o Cerrado,ao leste localiza-se a Caatinga e na porção centro-oeste a Mata dos Cocais.
 Essa sub-região localiza-se em todo o Maranhão e em parte do Piauí e apresenta altitude relativamente baixa,apenas a porção sul apresenta áreas mais elevadas.
 A sub-região possui clima tropical com verões chuvosos e invernos secos.Porém,na porção oeste é possível encontrar i clima Equatorial.
 Até a década de 1960, a sub-região teve sua economia vinculada com a criação de gado, plantio de algodão e extração do babaçu e da carnaúba, importante produtos vegetais encontrados na região.
 Atualmente, a região tem recebido grandes investimentos e modernização de técnicos agrícolas, o que tem favorecido o desenvolvimento da área rural da região.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Rio São Francisco

  É o maior rio da sub-região Sertão. Sua nascente é na Serra da Canastra (MG) e devido a quantidade de água que recebe na Região Sudeste, é um rio perene em todo o seu curso.

Sertão

 É a sub-região mais extensa do Nordeste. Está localizada entre Agreste e o Meio-Norte.
 Predomina no sertão o clima semiárido, com temperaturas elevadas durante todo o ano e baixa pluviosidade. Algumas áreas apresentam um longo período de estiagem, podendo chegar a 11 messes. Porém, nem todo o sertão apresenta áreas com tão baixas pluviosidades, existem áreas mais úmidas como os brejos.
 A vegetação do Sertão é a caatinga, que em Tupi-guarani significa ''Mata branca''.
 Essa vegetação foi bastante modificada pela ação humana, que iniciou no século XX com a criação de gado e, atualmente, algumas áreas são grandes produtores de frutas para a exportação.
 O relevo apresenta diferentes altitudes como chapadas e depressões, sendo a mais importante a Depressão Sertaneja e a São Francisco.

             

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O ''Algodão Colorido''

É um produto diferente para a região norte.Ele foi desenvolvido por laboratório em Campina-PB. Diferente do algodão branco, ele vem de uma semente modificada que ao ser plantada,origina a fibra com variações naturais de cores verdes ou marrom.
A principal vantagem do algodão colorido é o menos impacto ambiental. Hoje em dia ele é cultivado por pequenos produtores dos estados nordestinos, principalmente no Agreste do Rio Grande do Norte e em Paraíba. 

Agreste

  É uma sub-região que se estende desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. É considerada como área de transição,pois não é tão úmida como a Zona da Mata e nem tão seca como o sertão.
  A vegetação do Agreste apresenta diferentes paisagens, nas áreas mais úmidas encontramos a Mata Tropical e nas áreas mais secas da Caatinga.
  A forma de relevo que caracteriza o Agreste é o Pantanal da Borborema(Norte), que impede que as massas de ar com umidade do oceanos cheguem ao continente, provocado chuvas orográficas na porção leste do território.
  Os primeiros povoadores do Agreste foram os criadores de gado vindos da Zona da Mata que também desenvolveram a agricultura na região.
  O Agreste se caracteriza por apresentar pequenas e médias propriedades co cultivo de diferentes produtos(policultura), com destaque para a produção do algodão.